PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – MANTA DE ARAMIDA YG – BLACK PIANO

Painéis Balísticos e Manta de Aramida - 01-YG

Uma amostra de manta foi fabricada com 50% de sua área com o acabamento Black Piano exclusivo da manta YG – Black Piano.

Painéis Balísticos e Manta de Aramida - 02-YG

Na amostra foram aplicados 2 “cordões” de cola de uretano, uma na superfície direta do Kevlar e outra na acabamento Black Piano.
A amostra foi posicionada no dispositivo de Peel Teste (teste de adesão). A cola foi curada por 48 horas.

Painéis Balísticos e Manta de Aramida - 03-YG

Em cada cordão de uretano foram fixados pesos de 1000 gramas, no mesmo momento.

Painéis Balísticos e Manta de Aramida - 04-YG

Após 10 minutos, o cordão de uretano colado na superfície de Kevlar havia descolado totalmente.

Painéis Balísticos e Manta de Aramida - 05-YG

Após 48 horas, o cordão de uretano colado na superficie com acabamento Black Piano continuava totalmente colado.

Após intensa pesquisa de materiais, apresentamos a Manta de Aramida YG-BLACK PIANO. Esse produto foi desenvolvido com o objetivo de trazer ao veículo uma ou duas superfícies na cor preta BLACK PIANO, o que possibilita um acabamento diferenciado em relação a manta na cor amarela.

Os materiais utilizados conseguiram, além de seus objetivos estéticos, ganhos significativos no processo de adesão da manta ao aço do veículo, o que pode ser visualizado na sequência de fotos mais acima.

Testes de adesão indicam que a Manta YG-BLACK PIANO pode ser fixada ao veículo através de cola de uretano, com economia de até 30% na quantidade de cola normalmente utilizada. Essa economia pode ser conseguida através de um diferente desenho de colagem ou com uma menor abertura do bico da bisnaga de cola durante o processo de instalação da manta.

A melhor performance de colagem, além de economia financeira, leva também a um produto significativamente diferenciado:

Menor peso da blindagem, com consequências em melhor performance dinâmica do veículo;
Redução do uso de parafusos e outros sistemas de travamento das mantas ao veículo;
Melhoria da pegada de carbono do veículo.